• Português
    • English
  • João Pessoa, PB - 3 a 5 de novembro de 2020

    Indústria 4.0

    Sessões Especiais

    Sessão Especial 1: Desenvolvimentos metodológicos e aplicações no método multicritério FITradeoff

    Coordenadores:
    Adiel Almeida (UFPE) – almeida@cdsid.org.br
    Caroline Mota (UFPE) – carolinemota@cdsid.org.br

    Prezados,

    Convidamos vocês a submeterem seus trabalhos para a sessão especial: “Desenvolvimentos metodológicos e aplicações no método multicritério FITradeoff ” durante o SBPO 2020 – Simpósio Brasileiro de Pesquisa Operacional.

    Essa sessão tem como objetivo reunir trabalhos com contribuições metodológicas e novas aplicações de problemas multicritério utilizando o método FITradeoff  (www.fitradeoff.org).

    Essa sessão reúne, os seguintes tópicos:

    – Contribuições metodológicas no FITradeof
    – Modelos de decisão com aplicações do FITradeoff
    -Sistemas de apoio a decisão com uso do FITradeoff na base de modelos

    Encorajamos todos os pesquisadores que trabalham com problemas multicritério a submeterem seus trabalhos.

    Os trabalhos podem ser enviados no formato completo ou resumo estendido.

    – Trabalho completo:  selecionem a opção trabalho completo, preencham os dados e em Track selecionem SE-FITradeoff (Adiel Almeida/ Caroline Mota).

    – Resumo estendido: selecionem a opção resumo, preencham os dados e em Track selecionem SE-FITradeoff (Adiel Almeida/ Caroline Mota).

    Ressaltamos que os trabalhos aceitos, mas não selecionados para a sessão especial, serão apresentados em outras sessões do congresso.

    Mais informações sobre o formato dos trabalhos podem ser encontradas na página do evento, na guia “Submissão”, item “Regras de formatação os Artigos Completos”.

    Sessão Especial 2 – Poder Marítimo, Defesa e Pesquisa Operacional

    Coordenador:
    Capitão de Fragata Leonardo Antonio Monteiro Pessôa – CASNAV
    email: pessoa@marinha.mil.br

    Resumo:

    Esta sessão tem por objetivo a apresentação de artigos  considerados contribuições promissoras de Pesquisa Operacional para os contextos marítimo, de defesa e de segurança.

    Com estas iniciativas, o CTMRJ e o CASNAV intencionam estreitar os canais de comunicação com a comunidade de Pesquisa Operacional brasileira e estimulá-la a realizar pesquisas que contribuam para o desenvolvimento das capacidades marítimas brasileiras.

    A submissão de artigos para esta sessão é aberta. A seleção dos trabalhos a serem apresentados oralmente na sessão especial seguirá as normas, prazos e os procedimentos do simpósio. Os trabalhos devem ser enviados no formato completo, selecionando o Eixo Temático SE-Poder Marítimo, Defesa e Pesquisa Operacional .

    Informações adicionais podem ser obtidas nos sites : http://www.sobrapo.org.br/ e https://www.marinha.mil.br/casnav/?q=node/134.

    Sessão Especial 3 – Experiências Empresariais

    Coordenadores:
    Lucidio Cabral (UFPB) – lucidio@di.ufpb.br
    Adilson Spolidoro (Bauducco) – ajspolidoro@gmail.com
    Caroline Mota (UFPE) – carolinemota@cdsid.org.br
    Cristiano Torezzan UNICAMP – torezzan@unicamp.br

    Objetivo: Essa sessão tem como objetivo reunir profissionais e gestores de empresas públicas e privadas com interesse no desenvolvimento e aplicações da Pesquisa Operacional (PO). A sessão visa apresentar trabalhos que ressaltem o impacto das aplicações de PO nas organizações, bem como abrir espaço para relatos de desafios enfrentados pelas organizações que podem ser solucionados por meio dos modelos de PO.

    Convidamos os profissionais a submeterem trabalhos no formato de resumo ou resumo estendido (máximo de 4 páginas) a serem apresentados de forma oral durante o SBPO 2020.

    Para submeter o resumo ou resumo estendido, escolha a opção Trabalho completo e, como eixo temático, selecione SE-Experiências Empresariais.
    O template do arquivo e orientações gerais para os autores podem ser encontrados no link https://sbpo2020.galoa.com.br/informacoes-gerais-para-os-autores/

    Sessão Especial 4 – Aplicações de PO/Analytics no combate ao COVID-19, retomada da economia e implicações nas cadeias de suprimentos

    Coordenadores:
    Adiel T. de Almeida Filho ( CIn/UFPE) – adielfilho@cin.ufpe.br
    Nivan Ferreira (CIn/UFPE) – nivan@cin.ufpe.br

    Seguindo a linha do manifesto escrito pelo Professor Nelson Maculan, diversos pesquisadores em todo mundo voltaram suas atenções para problemas causados pelo COVID-19 e oportunidades para mitigar os grandes impactos do COVID-19 na sociedade. Nesse espírito, diversas aplicações de PO/Analytics foram desenvolvidas considerando abordagens descritivas, preditivas e prescritivas.

    Objetivo: Essa sessão tem como objetivo reunir pesquisadores, entes públicos e privados com interesse no desenvolvimento de modelos e soluções para esta crise epidêmica, e que possam servir como um legado da Pesquisa Operacional no sentido amplo para proteção de nossa sociedade e responsividade tendo em vista a possibilidade de outras crises no futuro

    Convidamos os profissionais a submeterem trabalhos no formato de resumo ou resumo estendido (máximo de 4 páginas) a serem apresentados de forma oral durante o SBPO 2020.

    Para submeter o resumo ou resumo estendido, escolha a opção Trabalho completo e, como eixo temático, selecione SE-COVID-19 .

    O template do arquivo e orientações gerais para os autores podem ser encontrados no link https://sbpo2020.galoa.com.br/informacoes-gerais-para-os-autores/